Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Cidade de Ijuí fica em 1º lugar no ELI Summit Nacional, reconhecendo o desenvolvimento do ecossistema de inovação local

Publicação:

Por Cristiano Palharini

Cidade de Ijuí fica em 1º lugar no ELI Summit Nacional, reconhecendo o desenvolvimento do ecossistema de inovação local 

A 2ª edição nacional do Ecossistemas Locais de Inovação (ELI Summit), principal evento do país voltado para o desenvolvimento de ecossistemas de inovação, foi realizado pelo Sebrae Nacional e o Sebrae/PE de 25 a 27 de outubro, no Recife (PE). O encontro, que é uma parceria com a Anprotec e o Porto Digital, conta com conteúdo de classe mundial e uma programação intensa, reunindo líderes do setor produtivo inovador, instituições de pesquisa, mecanismos de inovação, agências de fomento, governos e investidores. 

Durante o evento, houve a premiação dos ecossistemas de inovação espalhados pelo Brasil que estão se destacando em seu desenvolvimento. A cidade de Ijuí, integrante do ecossistema de inovação Noroeste e Missões, foi selecionada dentre os 10 finalistas que apresentaram o pitch e recebeu o 1º lugar no prêmio nacional.

O ecossistema de inovação de Ijuí recentemente recebeu um nome e uma marca, “Impulsa Ijuí”, o que é resultado de um trabalho de muita conexão, articulação e parceria entre os atores e intuições que desenvolvem a cultura da inovação dentro de nossas empresas, escolas, universidade, associações, setor público e sociedade civil. Este prêmio é o reconhecimento deste novo momento que a cidade vive, de pulsar integração e desenvolvimento. O movimento pela inovação se dá cada vez de forma mais orgânica, não havendo um “proprietário”, sendo o resultado da conexão entre as instituições e do desejo de ver a cidade crescer.

Acesse aqui a apresentação utilizada no evento, que conta um pouco da trajetória do ecossistema.

Imagem1
ELI Summit 2023

Sob o tema “Orquestração de Ecossistemas de Inovação” e com foco no compartilhamento de experiências, o ELI Summit 2023 tem curadoria assinada pelo renomado consultor Josep Miquel Piqué. “Esse é um espaço de reflexão para gestores e formuladores de políticas públicas. O grande desafio que temos nos ecossistemas não é criar novos agentes, mas, sim, coordenar esses agentes para assegurar que tenhamos um propósito em comum, que é ativar a inovação econômica e social”, afirma Piqué.

Imagem2
Impulsa Ijuí

 

Link para apresentação:

https://drive.google.com/file/d/15Fx8nO50PJYMKt6gSAe78h_PUBSsMj9D/view?usp=sharing

Fontes:

https://elisummit.com.br/

https://agenciasebrae.com.br/inovacao-e-tecnologia/eli-summit-2023-impulsiona-ecossistemas-de-inovacao-do-brasil/

https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/viver/2023/10/eli-summit-2023-impulsiona-ecossistemas-de-inovacao-do-brasil.html

Mais notícias

Inova RS