Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Colheita do Arroz: Arena Digital conta com a parceria do Inova RS região Sul

Publicação:

07095827 7724 GDO
03145148-07095827-7724-gdo.jpg

A 34ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, que acontece de 21 a 23 de fevereiro, em Capão do Leão, no sul gaúcho, contou com um espaço dedicado à inovação e tecnologia: a Arena Digital. O local, que tem a curadoria do Inova RS, programa da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS (Sict), promoveu debates e apresentações sobre soluções sustentáveis e competitivas para o agro. 

A Arena Digital recebeu, na manhã de quarta-feira (21), a presença de autoridades estaduais, como a titular da Sict, Simone Stülp, e o secretário de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do RS, Giovani Feltes, além de representantes da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) e do OceanTec Parque Tecnológico, que coordena o Inova RS Região Sul.

arena 1
07100011-arena-1.jpg - Foto: Taynara Domingues

Simone destacou o papel do Estado nas políticas de fomento à inovação e tecnologia, ressaltando que a inovação é transversal e deve estar presente em todos os setores da economia e da sociedade. Feltes enfatizou a importância da inovação na agricultura, especialmente para a cultura do arroz e grãos, que é uma das mais relevantes para o desenvolvimento econômico e social da região. 

arena 2
07100127-arena-2.jpg - Foto: Tenille Drews

A equipe do Inova RS Região Sul foi uma das parceiras para a organização do evento. Além de painéis com nomes reconhecidos nacionalmente, também participaram especialistas da região. No dia 22 de ferreiro às 14h, aconteceu a palestra “Como obter recursos para inovação e impulsionar a cadeia produtiva do arroz e outros grãos”, com os convidados Mauricio de Oliveira, diretor da Embrapii InovaAgro Ufpel; Marcio Silva, coordenador de prospecção do iTec Furg; e Lauro Soares Ribeiro, diretor da Agropecuária Canoa Mirim. Além desse painel, contamos com a presença da professora da Furg Larine Kupski no dia 23, na temática  “estratégias inovadoras para a cultura do arroz”.

arena 3
07100242-arena-3.jpg - Foto: Tenille Drews

Entre as discussões da Arena Digital, estiveram as ferramentas para o monitoramento de gases do efeito estufa; digitalização da safra do arroz; soluções sustentáveis para o agro; e como obter recursos para inovação a fim de impulsionar a cadeia do arroz.  

A 34ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas tem o tema Gestão Potencializando Safras. O evento foi promovido pela Federarroz, de forma presencial e on-line, visando abordar a importância da gestão das propriedades sob um aspecto amplo, buscando intensificar safras de vários grãos. 

Mais notícias

Inova RS