Meet Up apresenta as startups do Programa de Pré-incubação

29093854-image1.jpg
Por Divulgação Assessoria de Comunicação URI/FW

Meet Up apresenta as startups do Programa de Pré-incubação

Evento realizado no Small Farm Hub também contou com a retrospectiva das ações do ambiente de inovação no primeiro ano de atividades

O Small Farm Hub promoveu o Meet Up na terça-feira (21), na sua sede, contando com a presença dos representantes das mantenedoras URI/FW e Sicredi Conexão, além de pessoas da comunidade. Durante o evento, aconteceu a apresentação das startups do Programa de Pré-incubação e também a retrospectiva do primeiro ano do ambiente de inovação.

Um dos gestores executivos do Hub, Marcos Pinheiro, assegura que, durante as apresentações dos pitchs no StartUp RS Start, avaliados por profissionais da área, foi possível perceber que as equipes entenderam a dinâmica do programa e trouxeram problemáticas relevantes para a região norte do Rio Grande do Sul.

“A InovaHomeo - Soluções às Pequenas Propriedades Rurais descreveu a ideia de capacitar e especializar os produtores para o uso da técnica de homeopatia para as principais doenças em vacas em lactação. A +Esterco trouxe, como modelo de negócio, a conexão entre produtores com alta demanda de dejetos de suínos com aqueles agricultores que buscam estes mesmos dejetos como adubo orgânico para suas lavouras. Para auxiliá-los na continuidade do negócio, o Small Farm Hub premiou as equipes com a utilização dos espaços de coworking de forma gratuita em 2024, o que possibilitará realizar conexões destas ideias com empresas mais experientes e que já tem seu negócio mais ancorado e fortalecido”, assegura Pinheiro.

A consultora de aceleração e facilitadora do Programa Start pela Semente Negócios, Ariane Cardoso, que orientou as equipes, afirma que foi muito inspirador acompanhar essas startups que estão nascendo em Frederico Westphalen durante o Programa Start. “Os alunos empreendedores identificaram problemas reais da região, mas que têm um alto impacto para a sociedade como um todo, e apresentaram boas ideias de soluções para resolver esses desafios. Durante a jornada, vimos negócios com alto potencial para crescer e prosperar. Tenho certeza de que, com o apoio do Hub, da URI e do Sicredi, além dos demais parceiros do ecossistema de inovação, essas startups poderão seguir se desenvolvendo e aprimorando cada vez mais essas soluções que poderão gerar mudanças significativas na região. Parabéns ao Hub e ao Sebrae por proporcionarem essa iniciativa aos empreendedores”, frisa Ariane.

Participante

Dezenas de pessoas foram envolvidas, desde o mês de setembro, no processo de desenvolvimento de ideias de negócios, passando por uma validação no mercado, até chegar em um produto minimamente viável. Uma das integrantes dos grupos, representando a equipe InovaHomeo, foi Leidinara da Rosa. Ela frisa que está feliz pela oportunidade de poder participar do Programa de Pré-incubação, pois foram dias de muita aprendizagem.

“A partir da realização de pesquisa de campo, nosso grupo identificou que a difusão do conhecimento será a base para o desenvolvimento dos pequenos produtores rurais. Nosso objetivo é levar a homeopatia para mais pessoas, mostrando seus resultados e benefícios. O primeiro passo será promover uma capacitação, em parceria com a Emater Regional, aos acadêmicos do Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária da URI/FW, pois o aprendizado é a base para entender como a homeopatia age no sistema que será aplicado. Entendemos que as ferramentas disponíveis pelo Hub foram de suma importância para a realização deste projeto, através da pré-incubação da nossa startup”, justifica Leidinara.

O Hub

Voltado ao desenvolvimento de inovação e tecnologias para pequenas propriedades rurais, o Hub faz parte do projeto Agrotec Norte, vinculado ao programa Inova RS, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Neste mês de novembro, o espaço completou um ano de atuação e, no Meet Up, foram apresentadas as ações desenvolvidas no período.

“É grande nossa satisfação, pois conseguimos demonstrar às mantenedoras do Hub, URI/FW e Sicredi Conexão, e à comunidade o quanto que nos conectamos nesse um ano do Small Farm Hub. Também estamos felizes pelo fechamento do Programa de Pré-incubação StartUp RS Start, que finalizou com as apresentações dos pitchs de ideias de negócio. Foi um ano de muitos aprendizados e de muitas conexões com o nosso ecossistema. Nesses meses, tivemos palestras e lives na busca por tornar o nosso agrihub conhecido na região, pela sociedade e pelos principais atores, os proprietários rurais. Conectamos mais de 850 pessoas, nos conectamos com 11 startups nos estados do RS, PR e SP e nos associamos à maior rede de inovação gaúcha, que é a Reginp. Estamos contentes pelos feitos alcançados”, enaltece Pinheiro.

Por Assessoria de Comunicação URI/FW
Texto original publicado em: