Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Fórum de Inovação da Cadeia Produtiva da Lã ocorre em Bagé

Publicação:

Captura de tela 2024 03 18 151735
Informações

No dia 27 de fevereiro, das 9h às 17h, aconteceu o I Fórum de Inovação da Cadeia Produtiva da Lã, no Salão de Atos da Urcamp - Centro Universitário da Região da Campanha (campus Bagé). Foi um evento de finalização do projeto Arranjo Produtivo Local - APL da Lã Ovina: governança, desenvolvimento, operações, gestão e comercialização, aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapergs), no edital 08/2022 – Pro Corede Campanha. 

Desde 2019, com a criação do Grupo de Trabalho da Lã, empreendedores, empresas e instituições de ensino, pesquisa e extensão vêm se dedicando à busca de melhorias na cadeia produtiva da lã. Em 2021, pesquisadores da Urcamp, campus Bagé, foram convidados a refletir sobre a possibilidade de implementar um APL para a cadeia produtiva da lã do Pampa. 

Captura de tela 2024 03 18 151530
Fórum da Inovação da Cadeia Produtiva da Lã

O APL Lã do Pampa Gaúcho é resultado da articulação de pessoas engajadas com a produção artesanal local, criadores de ovinos, designers, empresários, bem como instituições de ensino, de pesquisa e de extensão, que buscam melhorias na cadeia produtiva da lã.

O principal desafio era trabalhar a partir do principal gargalo da cadeia, que se referia à grande quantidade de lã estocada em diferentes fases do processo. Além disso, constatava-se a ausência de uma estratégia coesa de posicionamento de mercado, cujo reflexo era percebido pela desvalorização da lã gaúcha. 

Durante o I Fórum de Inovação da Cadeia Produtiva da Lã, foram apresentados os resultados dos estudos realizados em 2023, inclusive retomando aspectos relevantes debatidos no II Simpósio Gaúcho de Ovinocultura, realizado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).



Mais notícias

Inova RS