Inova RS marca presença no lançamento do Data Inova no Pelotas Parque Tecnológico
Publicação:

Na última quinta-feira (15/05), às 17 horas, o Pelotas Parque Tecnológico foi palco de um importante marco para a inovação da região sul do estado. Durante o evento ocorreu o lançamento oficial do Data Inova, o primeiro levantamento institucional sobre práticas inovadoras da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), e contou com a presença do coordenador do Inova RS, Artur Gibbon, da gestora de Inovação da Região Sul do Inova RS, Manuele Alves, além de autoridades, pesquisadores e representantes de entidades nacionais e regionais.
A programação teve início com a Palestra Magna da professora Juliana Crepaldi, referência nacional em inovação e transferência de tecnologia, vice-presidente do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec), da UFMG e do Instituto Lume. A convidada abordou o tema “Oportunidades para Novos Arranjos de Inovação em Universidades”, destacando a importância da compreensão do DNA inovador de cada instituição para o desenvolvimento de ações estratégicas no ecossistema científico e tecnológico do país.
Na mesa de abertura, estiveram presentes a reitora da UFPel, professora Ursula Rosa da Silva; o vice-reitor da UFPel, professor Eraldo dos Santos Pinheiro; a coordenadora-geral de Planejamento Acadêmico, Pesquisa e Inovação do Ministério da Educação, Mariana Ramos Reis Gaete; o presidente da Fapergs, Odir Dellagostin; a vice-presidente do Fortec, Juliana Crepaldi; a pró-reitora de Planejamento e Administração da Ufpel, Aline Paliga; o superintendente de Inovação da UFPel e líder da pesquisa, professor Vinícius Campos; e o próprio Artur Gibbon, também diretor de Novos Ambientes de Inovação da Anprotec.
A presença de Manuele Alves, representando o Inova RS na Região Sul, reforçou o alinhamento entre o programa estadual de inovação e as ações desenvolvidas no ambiente universitário. Sua participação fortalece a articulação entre governo, academia e sociedade civil na construção de políticas públicas voltadas à inovação regional.
A realização do Data Inova evidencia o esforço da universidade em ampliar a participação da comunidade acadêmica nos processos de inovação. Segundo a reitora Ursula, o diagnóstico surgiu de uma escuta ampla e ativa da comunidade, sendo resultado de um esforço coletivo que reconhece o papel transformador da inovação dentro e fora da universidade.
Com essa iniciativa, a Ufpel se posiciona entre as universidades brasileiras que buscam não apenas compreender suas práticas inovadoras, mas também potencializá-las de maneira articulada com os desafios e as oportunidades da sociedade contemporânea. O evento também reforça o compromisso da Região Sul com o fortalecimento dos ecossistemas de inovação, por meio da atuação colaborativa entre instituições, poder público, empresas e a sociedade civil.
