Região Central participa do South Summit Brazil 2025 e apresenta iniciativas de inovação
POR BIBIANE SEGALA, GESTORA DO INOVA RS REGIÃO CENTRAL
Publicação:

A Região Central do Rio Grande do Sul esteve presente no South Summit Brazil (SSB) 2025, realizado de 9 a 11 de abril, em Porto Alegre. Considerado um dos principais eventos de inovação e empreendedorismo da América Latina, o SSB reuniu milhares de participantes de diferentes países, promovendo conexões estratégicas e troca de conhecimentos entre startups, empresas, investidores, instituições e governos.
As gestoras de inovação e tecnologia do Inova RS, Bibiane Segala e Ana Carolina Marzzari, e a gestora do Startup Lab, Camila Giacomelli, estiveram presentes no estande da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS (SICT-RS). Junto às bolsistas PDTI do programa Paola Olivero e Pâmela Vezzosi elas representaram as iniciativas e ações desenvolvidas pela Região Central, contribuindo para a divulgação do trabalho realizado e o fortalecimento das conexões com outros ecossistemas de inovação.
Além dos programas da Sict, ambientes de inovação da região central compartilharam o espaço institucional para divulgar seus projetos e fortalecer conexões. Estiveram presentes o Itec Park da Universidade Franciscana, o Inovatec da UFSM, a Incubadora Crescer da URI Santiago e a Comunidade Santa Valley, demonstrando a diversidade e a força do ecossistema regional de inovação.
Como parte da estratégia de integração dos atores locais ao cenário global de inovação, a Sict disponibilizou 30 vouchers de ingresso para os parceiros dos ecossistemas regionais de inovação. Os convidados representaram diferentes instituições, como universidades, secretarias municipais, empresas e startups.
Um dos momentos de maior destaque para a Região Central foi a participação do Ecossistema de Inovação de Santa Maria (Inova Região Central) no painel “A importância dos Ecossistemas de Inovação no Desenvolvimento Territorial”, que reuniu representantes de diferentes regiões do estado. Pedro Saccol, presidente da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (ADESM), representou Santa Maria e o Inova Centro, compartilhando experiências e cases sobre como a articulação entre os diversos atores locais têm impulsionado o crescimento sustentável e a inovação no município. O painel também contou com representantes dos ecossistemas de Ijuí e Novo Hamburgo, promovendo uma rica troca de vivências e boas práticas entre os participantes.
Outro destaque importante, foi a presença da Incubadora Social da UFSM, com a apresentação da Trilha de Inovação Social — uma jornada estruturada em cinco etapas que tem como objetivo capacitar empreendedores sociais, fomentar soluções para desafios socioeconômicos e promover a inclusão. A seleção da trilha para o evento consolidou o reconhecimento nacional da iniciativa e da Universidade Federal de Santa Maria como referência em inovação com impacto social. Além disso, empreendimentos incubados participaram ativamente da programação, integrando painéis temáticos, rodadas de mentoria e outras atividades voltadas ao fortalecimento de negócios com propósito social.