Resultados do Inova RS na região dos Vales são apresentados na 6ª Reunião da Mesa

Crédito: Divulgação
Reunião apresentou cases e avanços do programa Inova RS na região dos Vales
Por Divulgação

Vales são apresentados na 6ª Reunião da Mesa

A 6ª Reunião da Mesa do Inova RS na região dos Vales ocorreu no dia 21 de novembro, de modo híbrido, no Auditório Memorial da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Mediado pela vice-reitora da Unisc e coordenadora do projeto na região, Andréia Rosane de Moura Valim, o encontro, intitulado “O ecossistema de inovação como estratégia para o desenvolvimento regional”, abordou questões voltadas à inovação, reforçando, sobretudo, a atuação da quádrupla hélice dentro dos projetos.

A dinâmica iniciou com a apresentação da visão de futuro e os números do INOVA RS na região dos Vales. Na sequência, de modo virtual, Renato Tratch, coordenador do ecossistema de inovação Iguassu Valley, situado em Foz do Iguaçu, no Paraná, fez uma fala apresentando a história de dez anos do projeto e pontuou, como forma de incentivo, os erros e acertos cometidos no processo.

O professor da Unisc Pietro Cunha Dolci aproveitou a ocasião para falar sobre o Sem Filtro, atividade realizada no mês de novembro em preparação para a reunião da Mesa. Ele destacou o resultado positivo obtido por ele e pelos gestores de Inovação e Tecnologia (GITs) do Inova Vales.

A também professora da Unisc Yhevelin Guerin apresentou os pontos relacionados à comunicação dentro do Inova RS, enfocando as ações realizadas junto aos GITs, incluindo a importância do hotsite para divulgação dos conteúdos sobre ações e eventos dos quais participam. Ainda citou o podcast Inova Vales, projeto idealizado pelos GITs, que atualmente está na terceira temporada.

Também estiveram presentes Rafael Frederico Henn, reitor da Unisc, Carlos Cândido da Silva Cyrne, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade do Vale do Taquari (Univates), Everaldo Daronco, diretor de Ambientes de Inovação da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Sict), e Sandro Kirst, diretor-geral da Sict.