Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Sant'anna do Livramento sedia visita técnica e oficina de planejamento do Parque Tecnológico Binacional

Publicação:

.
Grupo participante da oficina de planejamento do Pates

Sant’anna do Livramento reafirmou seu protagonismo em inovação e desenvolvimento regional com a realização da visita técnica e da oficina de planejamento do Parque Tecnológico Binacional (Pates), nos dias 11 e 12 de junho de 2025. O evento reuniu representantes de universidades, empresas, governos, investidores, instituições de ensino e pesquisa, além de organizações da sociedade civil do Brasil e do Uruguai, todos engajados no fortalecimento do ecossistema de inovação na fronteira.

A programação começou no simbólico Parque Internacional de Sant’Ana do Livramento e Rivera, marcando a integração entre os dois países. Na sequência, a comitiva visitou o Aeroporto Binacional de Rivera, onde foram debatidas oportunidades para a retomada da malha ferroviária e o potencial logístico da região. O grupo também conheceu o campus Santana do Livramento do IFSul, com destaque para os cursos binacionais desenvolvidos em parceria com instituições uruguaias.

A visita seguiu para a Estação Ferroviária de Sant’Ana do Livramento e o Trem do Pampa, exemplos de integração turística e histórica. O encerramento do primeiro dia ocorreu na Vinícola Almadén, com degustação e explanação sobre a produção vitivinícola local, evidenciando a riqueza cultural e econômica do território.

.
Passeio com o grupo com o Trem do Pampa

Segundo dia: Construção coletiva e validação de propostas

O segundo dia foi dedicado a atividades práticas, realizadas no Solar Dom Pedro, onde foram validadas as cadeias produtivas prioritárias para o Pates. Os participantes construíram, de forma colaborativa, a proposta de valor do Parque: “Promover a inovação, integração produtiva e sustentabilidade das cadeias estratégicas dos territórios, conectando empresas, governos, universidades, investidores e sociedade”.

“Durante a oficina, conduzida de forma altamente colaborativa e participativa, representantes de governos, empresas, universidades, redes, investidores e sociedade civil construíram uma visão conjunta para o futuro do Parque. Como Área B, destacamos a relevância desse movimento para consolidar um ecossistema binacional de inovação, capaz de gerar desenvolvimento sustentável, reter talentos e impulsionar novas cadeias de valor no território da Fronteira da Paz. A ação, articulada com o Governo Federal e com apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, que também contou com atores do Uruguai, representa um marco no processo de implantação do Parque Tecnológico Binacional, com a Área B comprometida em seguir contribuindo para o avanço dessa agenda estratégica para o desenvolvimento regional”. Cíntia Lee, representante do Ecossistema de Inovação de Sant'ana do Livramento- Área Binacional

.
Atividade realizada durante o evento

O Parque Tecnológico Binacional: Inovação e cooperação internacional

O Pates, liderado pela Unipampa, com apoio de instituições brasileiras e uruguaias como IFSul, Uergs, Utec, Udelar e o Ecossistema Binacional de Inovação Área B. O projeto já garantiu um investimento de quase R$ 46 milhões do Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul (Focem), consolidando Santana do Livramento como polo estratégico de desenvolvimento tecnológico e inovação econômico-social na fronteira.

A característica binacional do Parque favorece a cooperação transfronteiriça, a internacionalização de empresas, o networking entre universidades e organizações, e o desenvolvimento de soluções para desafios comuns, como logística, agronegócio, turismo e integração de sistemas.

Compromisso com o futuro

A Visita Técnica e a Oficina do Pates reforçaram o compromisso das instituições e da comunidade local com o futuro da região, validando as bases de um parque focado em inovação, sustentabilidade e cooperação internacional. Santana do Livramento está pronta para se tornar referência em inovação no coração do Pampa, e o sucesso do Pates depende do engajamento de todos os setores da sociedade.

Participaram deste encontro a coordenadora do Projeto InovaFoc, professora Cássia Nespolo e o coordenador do Comitê estratégico e vice-coordenador do InovaFoc o administrador Alessandro Vasconcelos de Souza.

.
Grupos de trabalho e a participação do INOVAFOC

De acordo com Cássia, “participar da oficina foi uma grande oportunidade de troca de experiências com profissionais de diversas instituições e empresas, de diferentes regiões do Brasil e também de outros países. Além de discutir e planejar ações voltadas ao Parque Tecnológico Binacional, o encontro também nos permitiu refletir sobre o futuro da região Fronteira Oeste e Campanha de forma mais ampla e estratégica.”



Mais notícias

Inova RS