Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Startup Day 2024: inovação em Uruguaiana

Publicação:

foto de capa
Dom Pedrito (Suziane Jacobs - Unipampa), Bagé (Alex Camargo), Santana do Livramento (Fernanda Araújo), São Gabriel - Inova RS - Foto: Ecossistemas e Inovação
Por Luciane Gomes, gestora de inovação e tecnologia do Inova RS

No dia 16 de março, o Sesc em Uruguaiana foi palco do Startup Day 2024, uma iniciativa do Sebrae, que trouxe à tona a energia e o potencial transformador dos ecossistemas locais de inovação.

O evento contou com a presença da equipe do Inova RS na região Fronteira Oeste e Campanha (Inova FOC) e dos ecossistemas Área B de Santana do Livramento e Rivera, representado por Fernanda Araújo, Ecobah de Bagé, representado por Alex Camargo, Alegrete Cidade Inovadora, representado por Alex de Souza, diretor de Inovação da Prefeitura de Alegrete, e do InovaMun, de Uruguaiana.

Também estavam presentes representantes de São Borja, Dom Pedrito e Rosário do Sul, que estão organizando seus ecossistemas e fomentando a inovação em todas as pás da hélice da inovação.

foto de capa
Equipe de gestores de inovação do ecossistema Inova FOC: Alex Souza, Maria Cristina Aurélio, Bruno Siqueira, Luciane Gomes e Ale

No evento Startup Day 2024, as gestoras de inovação Maria Cristina Aurélio e Luciane Gomes, juntamente com os coordenadores da equipe do Inova FOC, estavam presentes construindo conexões significativas em um evento que não apenas inspirou empreendedores e estudantes, mas que também proporcionou a troca de conhecimentos essenciais para acelerar suas jornadas empreendedoras e transformar ideias em negócios de impacto.

foto de capa
Alessandro Vasconcelos de Souza

O coordenador do Inova FOC, Alessandro Vasconcelos de Souza, da Unipampa, apresentou as ações realizadas e aquelas em andamento, pensadas para a região da Fronteira Oeste e Campanha, e convidou os presentes a participarem dos grupos de trabalho, criados conforme o planejamento estratégico em execução.

foto de capa
Bruno Siqueira

Da mesma forma, o professor Bruno Siqueira, do Iffar, que faz parte do Conselho Consultivo, destacou que o Inova FOC tem, conforme seu planejamento, o intuito de fomentar não apenas o empreendedorismo como também nas áreas de conhecimento voltadas ao agronegócio e turismo.

Também estavam presentes o professor da Urcamp Leandro Rocha Soares Pires, gestor de projetos e inovação e coordenador do projeto UALL - Startup Lab, e o gestor de inovação Alex Camargo. Pires apresentou o projeto que está sendo realizado na cidade de Bagé e que também terá atuação na região da Campanha, que ganha e muito com a inovação sendo discutida e cada vez mais incentivada.

foto de capa
Leandro Rocha Soares Pires - Urcamp


No encontro, integrantes de todas as pás da hélice, que inclui instituições de ensino, trocaram e discutiram ideias e ações possíveis de serem realizadas de forma conjunta, tanto interna quanto externamente. Foi uma oportunidade de fazer networking e construir conexões significativas.

O Startup Day 2024 é um evento idealizado pelo Sebrae Startups e cocriado com o ecossistema de inovação, que acontece, simultaneamente, em todo o Brasil. O evento reúne o ecossistema de inovação em uma experiência única repleta de insights, conexões valiosas e muita inspiração. Na última edição, que aconteceu em maio de 2023, foram realizados eventos em todos os 26 estados e Distrito Federal, com a participação de 110 municípios. 

No total, mais de 16 mil pessoas participaram de forma online e presencial, um impulso ao empreendedorismo e a inovação no Brasil e reafirmando o potencial transformador das ideias e da colaboração entre mentes brilhantes.

 

Mais notícias

Inova RS