Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

INFORMATIVO AGOSTO/2021

Publicação:

1
Imagem aérea da Granja Kist e Froelich

Planta de biogás apoiada pelo Programa Inova RS é selecionada em chamada para Unidades de Demonstração do Projeto GEF Biogás Brasil

A Granja Kist e Froelich, situada no município de Santa Rosa - RS, foi uma das oito plantas de biogás do sul do país selecionadas pelo Projeto GEF Biogás Brasil para receber investimentos incrementais e servir como Unidade de Demonstração de tecnologias e arranjos técnicos que possam ser replicados em todo o território nacional. O projeto GEF Biogás Brasil é liderado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), implementado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) e executado pelo Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás). O projeto aprovado, intitulado “Arranjo Produtivo Sustentável de uma Granja de Suínos” foi o único selecionado do Rio Grande do Sul e contou com o apoio do Programa Inova RS - Noroeste e Missões na elaboração da proposta submetida ao edital.

A Granja possui cerca de 12 mil suínos (aproximadamente 2.100 matrizes e 10.000 leitões, entre maternidade e creche) e já conta com o aproveitamento dos dejetos dos animais para a produção de biogás desde 2019, possuindo atualmente dois biodigestores. A Granja já utiliza o biogás para geração de energia elétrica com finalidade de autoabastecimento, além de empregar estratégias de aproveitamento do calor residual de processos para melhorar a eficiência energética, aplicações que diferenciam a planta porque exploram a versatilidade e possibilidade de empilhamento de benefícios no sistema. Implementado pela FAGEO, o projeto contou com o apoio de diversas entidades, como EMBRAPA, EMATER e Banco do Brasil, as quais seguem parceiras do projeto. A proposta apresentada ao edital aprimora este arranjo, implementando a valorização do digestato para produção de composto orgânico e para promover um melhor uso da água, de modo a proporcionar o fechamento do ciclo dentro da propriedade, sem causar danos ambientais ou sociais e de forma economicamente viável. Além disso, também serão realizadas melhorias no conjunto gerador, passando de 75kVA para 109kVA de potência, de forma a expandir a produção de energia elétrica, de cerca de 45 MW/mês para aproximadamente 65.4 MW/mês, permitindo um aproveitamento integral do biogás produzido pelos biodigestores e o despacho de energia para rede elétrica além da própria granja.

Como etapa final da seleção, no dia 29 de julho a Granja havia recebido a visita de uma equipe técnica formada pelo coordenador nacional do Projeto e coordenador adjunto de inovação em tecnologias setoriais do MCTI, Gustavo Ramos, pela especialista em tecnologia de biogás e consultora da UNIDO em parceria com o CIBiogás, Natalí Nunes, pela assistente de projetos e consultora também da UNIDO, Crislaine Reis, e pelo especialista do CIBiogás, Thiago Lopez. Além dos sócios-proprietários, Edson Caetano Kist e Danieli Andrea Rambo, também estiveram presentes Bárbara Righi Cenci, Cleber Eduardo Graef e Patrícia Lazzarotti Garcia, gestores de inovação e tecnologia do Programa Inova RS - Noroeste e Missões, além de representantes da Emater/RS-Ascar, FAGEO e Banco do Brasil. O resultado final do edital, publicado no dia 03 de agosto, bem como outras informações sobre o Projeto GEF Biogás Brasil podem ser conferidas em https://www.gefbiogas.org.br

A escolha do local como Unidade de Demonstração reforça a relevância do empreendimento para a região e a pertinência do aproveitamento do biogás em propriedades rurais, evidenciando os diversos ganhos possíveis quando se trabalha em uma perspectiva de desenvolvimento sustentável e de forma integrada e cooperativa entre entidades.

1
Imagem aérea da Granja Kist e Froelich
2
Biodigestores da Granja Kist e Froelich
3
Equipe reunida em visita técnica realizada no dia 29 de julho de 2021

Início da implementação do projeto Rede de monitoramento inteligente para a otimização dos sistemas de irrigação no Noroeste do RS

Nesta segunda-feira, 09 de agosto, deu-se início a execução do projeto “Rede de sensores inteligentes para o monitoramento de sistemas de irrigação por pivô central” com a instalação do primeiro sensor para realizar o monitoramento do solo no município de Santo Ângelo, na propriedade do Sr. Rafael Moreno.

4

O projeto é fruto do Grupo de Trabalho Agronegócio do Programa Inova RS e tem por objetivo tornar a região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, uma referência Nacional na eficiência do uso da água em sistemas de irrigação. A consolidação do projeto compreende uma articulação de vários atores do ecossistema de inovação local, com a participação da startup Agextec (responsável pelo sensor e pelo sistema de monitoramento), do poder público com o programa Inova RS e a Secretaria de Agricultura da prefeitura de Santo Ângelo (responsável pela indicação da propriedade que foi instalada o sensor) e o Sr. Rafael Moreno, dono da propriedade.

Cabe ressaltar que a startup Agextec, empresa incubada na Criatec, foi contemplada na 1ª fase do Edital Gaúcho de Inovação para a Indústria - EGII, contou com o auxílio na escrita do projeto dos Gestores de Inovação e Tecnologia do Programa Inova RS da região Noroeste e Missões.

5

Apoio para a participação de empresas regionais no Edital Gaúcho de Inovação para a Indústria

Compreendendo o Edital Gaúcho de Inovação para a Indústria (EGII) como uma oportunidade relevante para potencializar o caráter inovador da Região, o Programa Inova RS - Noroeste e Missões desprendeu esforços para incentivar empresas regionais para submissão de propostas à chamada 2021. Além da divulgação junto ao ecossistema de inovação, também foram promovidos encontros e orientação e tira-dúvidas junto ao SENAI, entidade executora das propostas submetidas ao edital. A BioTecno, empresa de Santa Rosa do setor eletrometalmecânico voltada a saúde, que em edição anterior havia submetido uma proposta para desenvolvimento de um sistema para manter a temperatura em refrigeradores científicos utilizados no armazenamento de vacinas, também participou ativamente da mobilização compartilhando sua experiência com outras empresas da região. O projeto, chamado Alaska, foi concluído com sucesso em julho de 2021, sendo a primeira entrega realizada pelo edital.

Sendo o agronegócio, o setor eletrometalmecânico e a geração de energia os três temas prioritários para a Região Noroeste e Missões no âmbito do Programa Inova RS, buscou-se especialmente o engajamento de empresas destes setores. Dentre os projetos já selecionados, atualmente em etapa de desenvolvimento pelo edital, está o projeto “Sistema de monitoramento inteligente de umidade do solo com alertas para irrigação”, proposto pela Startup Agextec Assessoria e Previsões Agrícolas, e a proposta submetida pela Creluz - Cooperativa de Geração de Energia e Desenvolvimento, intitulado “Telemetria de baixo custo para medidores que não possuem dispositivo de comunicação”. Ambos projetos contribuem para evoluir em frentes estratégicas dos grupos de trabalho do Inova RS - Noroeste e Missões, como o tema da irrigação inteligente, no âmbito do Agronegócio, e de smart grids, no campo da Geração de Energia.

O último ciclo de seleção de projetos nesta edição do EGII recebe propostas até o dia 25 de agosto, de modo que o Programa Inova RS - Noroeste e Missões segue apoiando as entidades do ecossistema dispostas a inscrever propostas e tem a perspectiva de seguir ampliando a participação regional em oportunidades com foco na inovação.

Lançamento do Edital SICT Nº 01/2021

A SECRETARIA DE INOVAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SICT, em conformidade com suas finalidades, tornou público o EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA SICT Nº 01/2021 no dia 05 de agosto de 2021.
O EDITAL tem por objetivo apoiar projetos estratégicos definidos pelas 8 regiões delimitadas pelo programa Inova RS, dentre eles a região Noroeste e Missões, que tem por definição na sua visão de futuro, ser referência latino-americana em inovação nas áreas prioritárias do agronegócio, setor eletrometalmecânico e na geração de energia.

Os projetos a serem apoiados pelo edital, devem ser fundamentados em critérios de especialização inteligente e alinhados às competências produtivas dos ecossistemas regionais de inovação do RS, que envolvam a formação de parcerias entre as instituições de ciência e tecnologia e empresas, entidades da sociedade civil organizada, serviços sociais autônomos e órgãos do poder público interessados na execução de projetos de inovação voltados ao desenvolvimento regional.

O proponente do Edital deve ser uma Instituição Científica e Tecnológica - ICT - atuante no Ecossistema Regional de Inovação do Programa INOVA RS e deve demonstrar parceria/cooperação de, no mínimo, 01 (uma) empresa de qualquer porte, com CNPJ ativo e registrado no Rio Grande do Sul.
Os projetos que serão submetidos ao edital ainda passarão pela análise dos Comitês Estratégico e Técnico, bem como, dos integrantes da Mesa do Inova RS. O edital pode ser conferido no seguinte link: https://inova.rs.gov.br/edital-01-2021.

2 ª Reunião da Mesa Inova RS - Noroeste e Missões

Ocorrerá em 1ª de setembro a 2ª reunião da Mesa do Inova RS de 2021, na região Noroeste e Missões. A reunião tem por objetivo apresentar e analisar os projetos que serão submetidos ao Edital SICT Nº 01/2021. Ainda, a reunião conta com a presença de diversas lideranças da região, representantes das 4 hélices (poder público, empresas, universidades e organizações da sociedade civil).

MaratON Agro

Vem aí…
O 1º MaratON Agro - O Hackathon do Agronegócio

O que é o MaratON Agro?

É uma maratona de inovação onde equipes irão desenvolver soluções tecnológicas para desafios do agronegócio da Região Noroeste e Missões.
O evento está sendo organizado pela Uri - São Luiz Gonzaga, Uri - Santo Ângelo, Sebrae e o Programa Inova RS - Região Noroeste e Missões, um programa da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS. O Evento acontecerá nos dias 01, 02 e 03 de Outubro de 2021, de forma 100% online na plataforma Discord.

Gostaria de apoiar o evento?

Estamos buscando patrocinadores, não só com a parte financeira, mas de maneira a apoiar a inovação e estimular a criatividade orientada para a resolução de problemas reais. Venha ser um agente de transformação do setor de energia e um impulsionador do desenvolvimento regional. Entre em contato com nossa equipe para conversarmos!


Alceu de Oliveira Lopes: alceulopes17@hotmail.com | (55) 99118 - 5121
Bárbara Cenci: barbara-cenci@sict.rs.gov.br | (55) 99908 - 6828
Cleber Graef: cleber-graef@sict.rs.gov.br | (45) 99135 - 6029
Patricia Lazzarotti: patricia-lazzarotti@sict.rs.gov.br | (55) 99129 – 9413

Mais notícias

Inova RS