Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Região

Central

Projetos

1) Agrofood Connect

O Agrofood Connect tem como objetivo promover a Região Central do Rio Grande do Sul no tema Foodsystem, alavancando negócios inovadores na cadeia alimentar. Como resultado de suas ações, este projeto espera dinamizar negócios para o Sistema de Educação Alimentar, promover a criação de novas startups, potencializar a transferência de tecnologia e atrair empresas parceiras e investimentos estrangeiros. Para isso, o projeto conta com três etapas complementares, primeiro o mapeamento de projetos, iniciativas e negócios inovadores na cadeia alimentar, por meio de entrevistas, reuniões e formulários de captura de dados. A segunda etapa visa a criação do portal Agrofood para promover o potencial da região e atrair parceiros e investidores externos. A terceira etapa visa desenvolver negócios e promover a geração de renda por meio da execução de programas de ideação, Hackathons e Rodadas de Negócios.

2) Bioinsumos

O Projeto Bioinsumos visa conectar as diversas iniciativas e cases globais, muito presentes na Região Centro, com a expertise de entidades do setor produtivo, criando cenários competitivos e colaborativos, por meio da aproximação de estruturas físicas de última geração - como Biohubs, juntamente com nossos pesquisadores qualificados, instituições públicas dedicadas à pesquisa, cooperativas, empresas consolidadas e startups para formar um ecossistema integrado de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação na produção de bioinsumos e novos mercados potenciais. conexões que fortalecem o cenário global da Biotecnologia com o propósito de transformar empresas, acelerar startups e impulsionar investimentos.

3) Sistema Alimentar e Educação

O projeto Sistema Alimentar e Educação visa construir, de forma estratégica e inclusiva, projetos que promovam uma cultura de inovação e empreendedorismo, com vista a estimular a sinergia entre os atores da hélice quádrupla através da Educação como norteadora deste projeto. O projeto faz parte da dinâmica da hélice quádrupla, que envolve a implementação das quatro dimensões voltadas à ampliação e fortalecimento do ecossistema de inovação, organizados da seguinte forma: pilar identidade territorial e interdisciplinaridade do conhecimento e produtividade com foco em inovação, inovação e tecnologia para a promoção do empreendedorismo e da cultura inovadora por meio do mapeamento de empreendedores e grupos de pesquisa universitários, encontros de negócios, feira regional de inovação (experiências sensoriais); - pilar de mudança de pensamento por meio de trilhas de aprendizagem por meio de diálogos regionais sobre sistema alimentar, oficina temática sobre tecnologias digitais e indústria 4.0 e podcast informativo para divulgação de produtos científicos e tecnológicos encontrados nas universidades; - pilar colaborativo e colaboração regional a fim de educar líderes e demais atores propulsores para fortalecer o ecossistema de inovação local e regional; - pilar do pacto regional pela educação tecnológica e inovadora. Os resultados esperados são o número de projetos entre as instituições de ensino, ampliação da disseminação do conhecimento sobre o tema empreendedorismo e inovação, aumento de novos negócios e consolidação da região como referência no sistema alimentar.

Inova RS