Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Projetos

1) RS³

O projeto RS³ visa potencializar o desenvolvimento do ecossistema de inovação de Tecnologia da Informação e Comunicação gaúcho a partir da captação de recursos, da conexão entre os atores e da capacitação de mão de obra. Para atingir este objetivo, O Inova RS Região Metropolitana e Litoral Norte (RMLN) conta com 38 voluntários no grupo de trabalho, os quais foram divididos em 3 subgrupos a partir dos entregáveis planejados, que são detalhados abaixo:

STARTFuturo

Eventos online de sensibilização para estudantes de ensino médio e graduação, contando com o apoio de 18 instituições parceiras. Foram realizados três eventos, sendo o primeiro voltado para a Jornada Empreendedora, buscando sensibilizar os estudantes para oportunidades de negócios em diversas áreas do conhecimento e com o apoio do ecossistema de inovação. O segundo, em parceria com a +praTI, voltado para falar sobre a Jornada Tecnológica, sensibilizando os estudantes para oportunidades dentro do mercado de tecnologia. O terceiro evento online foi em parceria com o Instituto Caldeira, e foi realizada uma roda de conversa sobre o processo criativo, a indústria de games e a transformação de ideias em negócios. O resultado final foi 515 inscritos, 210 participantes síncronos, 1200 visualizações nos vídeos do YouTube.

Inova ID-RS

criação de uma identidade digital federada voltada a empreendimentos intensivos em conhecimento e tecnologia (como as startups) ligados a ambientes de inovação, os quais poderão usufruir de acesso a diversos serviços por um login único. Esta identidade digital federada está sendo desenvolvida em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) em um projeto piloto junto com 5 ambientes de inovação estratégicos (Tecnopuc, Tecnosinos, Instituto Caldeira, Parque Zenit/UFRGS e Feevale Techpark), buscando promover a colaboração segura de informações e o compartilhamento de serviços dentre os ambientes de inovação do ecossistema gaúcho, sendo o primeiro a ser desenvolvido no país. Em 2021 foram concluídas as etapas de planejamento e de ideação, utilizando a metodologia design thinking, e 2022-2023 ocorrerão as fases de desenvolvimento tecnológico e de validação da identidade digital confiável para ambientes de inovação.

Programa de conexões

Realização de eventos de conexão entre empresas, startups, investidores e ambientes de inovação. O objetivo deste programa é conectar os atores do ecossistema de inovação e facilitar rodadas de negócios, parcerias, investimentos e smart money. O planejamento está sendo realizado juntamente com parceiros estratégicos, como o Sebrae RS.

2) RS Saúde Digital

O projeto RS Saúde Digital tem como objetivo fomentar o desenvolvimento e aplicação de soluções inovadoras e digitais para a área da saúde centrada no cidadão. Para isso, 26 especialistas da área atuam voluntariamente no grupo de trabalho do projeto dentro do Programa Inova RS RMLN. Com a finalidade de dar maior agilidade às entregas, os mesmos foram divididos no subgrupo de mapeamento e no subgrupo de eventos, ficando cada um responsável pelo planejamento e desenvolvimento dos seus entregáveis.

Subgrupo eventos

Realização de cinco eventos online de sensibilização em 2021 na Jornada da Inovação na Saúde: o primeiro com o tema 'Saúde Digital', direcionado para profissionais da saúde; o segundo direcionado para investidores que queiram diversificar sua carteira, podendo aplicar recursos em startups da saúde; o terceiro evento online foi sobre o empreendedorismo no setor; o quarto evento foi voltado a pesquisadores e docentes da saúde e foi falado sobre os laboratórios virtuais e outras tendências do ensino 4.0; e, para fechar o ciclo, foi realizado o HackaMed, onde foram propostos desafios para que as equipes desenvolvessem soluções durante a maratona de três dias. Cada um dos eventos contou com convidados especialistas em cada tema e, somando todos, foram mais de 500 inscritos na Jornada da Inovação na Saúde. Além disso, também foi promovido o SaBio Empreendedor, programa de desenvolvimento empreendedor voltado às áreas da saúde e biotecnologia, juntamente com o Parque Zenit/UFRGS e o NITE-Saúde da UFCSPA. O programa teve início no dia 26/10 e finalizou no dia 07/12. Ao todo, 5 equipes concluíram o programa, totalizando 20 participantes. O programa foi dividido em 12 módulos, contou com a participação de 14 palestrantes, 14 mentores e 13 pessoas na organização. Para 2022 e 2023, o subgrupo está planejando um ciclo de capacitações em saúde digital e interoperabilidade de dados em consonância à RNDS (Rede Nacional de Dados em Saúde, plataforma do Governo Federal) e um congresso científico para debates acadêmicos e conexões com o mercado.

Subgrupo de mapeamento

Levantamento dos principais dados sobre inovação em saúde na cidade de Porto Alegre, incluindo startups do setor, hospitais e suas especialidades, cursos de ensino superior da área e outras iniciativas sobre inovação em saúde. Entrega de e-book com os dados mapeados e de plataforma dinâmica no site da Fundmed, contendo os principais resultados do levantamento e dashboards para acompanhamento em tempo real do desenvolvimento do ecossistema, além da possibilidade de contribuição de outros atores do ecossistema, a partir de formulário disponibilizado para que os dados sejam atualizados colaborativamente.

3) Hora de Empreender

O projeto Hora de Empreender tem como objetivo preparar os jovens para atuarem na nova economia a partir das metodologias de educação empreendedora. O Inova RS Região Metropolitana e Litoral Norte (RMLN) conta com 49 voluntários no grupo de trabalho para apoiar e alcançar o objetivo proposto. Para isso foram selecionadas as metodologias: Hora do Código, JA Startup, Escola de Aplicação Feevale e Desafio Integrador Final. essas metodologias foram aplicadas em 3 escolas (Metropolitana - Gravataí: Escola Ant. Gomes Corrêa, Vales - Novo Hamburgo: Colégio S. Alberto Pasquilini, Litoral - Santo Ant. Patrulha: Escola Patrulhense). Foram realizados 7 eventos sendo que 2 foram presenciais, entre eles aconteceu a sensibilização dos professores (25 professores do ensino médio), aplicação de metodologias nas escolas e desafios do entregador final. Como resultado foram 175 alunos de ensino médio  inscritos, sendo eles 89 alunos de Patrulhense, 51 alunos de Ant. Gomes Correa e 35 alunos de Pasquilini. Tivemos 31 entidades envolvidas no projeto. 

4) Economia Criativa

O projeto visa colocar o RS no cenário da Economia Criativa do Conesul, transformando a economia local em um reconhecido capital criativo e visando com que a economia criativa quebre os paradigmas econômicos gaúchos e se torne um importante pilar econômico do RS. Para isso, conta com 24 voluntários engajados que optaram por multiplicar as frentes de atuação e propondo entregas em diversos âmbitos. 

Minuta de Lei

Estruturação de uma minuta de lei municipal de incentivo para Economia Criativa. Realizou-se um trabalho de levantamento e análise de legislações similares e identificou-se que existe somente uma outra legislação com foco em Economia Criativa no país. A partir disso, o grupo de trabalho adaptou a legislação encontrada e iniciou a articulação com os municípios da Região. Até dezembro de 2021, o município de Gravataí já havia aprovado a minuta como a Lei Ordinária nº4409/2021. Além disso, foram realizadas diversas reuniões presenciais e online com os municípios de Santo Antônio da Patrulha, Novo Hamburgo e Viamão.

Capacitação

O grupo de trabalho entendeu que o tema da Economia Criativa ainda não é tão conhecido e disseminado, por isso achou importante estruturar uma entrega focada somente em capacitar sobre o tema. Para não sobrepor esforços com o trabalho do RS Criativo, optou-se por focar em gestores públicos. O grupo de trabalho realizou um workshop intitulado “Economia Criativa como vetor de desenvolvimento econômico, cultural e social dos municípios” que contou com a presença de 29 pessoas. O grupo também estruturou uma jornada de capacitações dividida em IV módulos e está em fase de gravação. O curso será disponibilizado para os gestores públicos no formato de vídeos rápidos e elucidativos.

Metodologia de Potencial Criativo

Buscando ir além de um simples mapeamento da região, o grupo de trabalho estruturou uma metodologia própria para medir o potencial criativo dos municípios, ou seja, uma forma de verificar o cenário atual da economia criativa local para embasar decisões sobre políticas públicas. À medida que os municípios implementarem a metodologia e levantarem os dados necessários, também será possível verificar um mapeamento mais aprofundado da participação dos setores da Economia Criativa no Estado. Foi realizado, ainda em 2021 um evento de apresentação da metodologia para núcleos de pesquisa relacionados à área, onde participaram 10 instituições de 5 estados.  

O município de Porto Alegre foi escolhido como o primeiro a implementar essa metodologia e já tem data pré-definida para lançamento dos resultados. Também já se iniciou a articulação com os próximos municípios que implementarão a metodologia sob supervisão e com auxílio do grupo de trabalho.

Plataforma RS Criativo

O projeto também inclui os empreendedores criativos ao elaborar, juntamente com a Secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul (SEDAC) e o Programa RS Criativo, uma plataforma onde, além de integrar todos os dados sobre economia criativa já levantados pela instituição e ter espaço reservado para a divulgação dos dados levantados através da metodologia de potencial criativo, também é um espaço para cadastro dos empreendedores criativos de forma a criar um marketplace da área. A plataforma tem o objetivo de se tornar o principal espaço de concentração de informações sobre economia criativa e seus profissionais do estado. A primeira parte da plataforma já está sendo desenvolvida e tem previsão de entrega ainda na primeira metade do ano. A segunda etapa será voltada ao desenvolvimento de um espaço de intranet para que empreendedores criativos cadastrados possam realizar cursos e acessar materiais exclusivos via plataforma.

Inova RS