Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Projetos

1) Agronegócio

1.1) Rede de Controle Biológico

Montagem biofábrica no Noroeste e Missões do estado do Rio Grande do Sul, para controle biológico de pragas de lavouras, com a soja como cultura modelo. 

Uma mudança no perfil de controle de pragas e mentalidade dos agricultores a partir dos percevejos pode ser um incentivo para adoção de tecnologias mais ambientalmente sustentáveis e de custo mais baixo no controle de pragas em geral, incluindo as lagartas. 

Desta forma, o projeto do laboratório se propôs a realizar o controle de percevejos com inimigos naturais, servindo como catalisador para uma mudança no padrão de uso da terra. Não defende-se, com este projeto, uma ruptura na matriz produtiva, mas incentiva-se uma mudança gradual, que seja boa para produtores, consumidores e para o ambiente natural. 

Nesse sentido a montagem da estrutura para estudo e desenvolvimento de protocolos de criação de inimigos naturais de pragas da soja servirá de impulso para empresas produtoras destes organismos, assim como a avaliação a adaptabilidade de inimigos naturais às condições das lavouras da região Noroeste e o estabelecimento de lavouras modelos, que receberão os tratamentos com inimigos naturais, para difusão das técnicas. 

A adoção do controle biológico como componente principal no manejo integrado de pragas traz muitos benefícios para o produtor rural. A redução das aplicações de inseticidas são salutares para os agricultores, do ponto de vista físico e financeiro. 

O controle biológico, além de reduzir os custos com produtos químicos e a contaminação ambiental, não é dependente de máquinas e tratores para aplicações. Isso se reflete na emissão de gases de efeito estufa, é um trunfo na busca por uma agricultura de baixo carbono. 

Os resultados da aplicação do controle biológico irão beneficiar diversos produtores rurais da Região Noroeste e Missões, os resultados advindos desta prática afetarão diretamente os custos de produção bem como a qualidade da produção, reforçando o propósito maior da região em se tornar referência Latinoamericana em inovação por meio de uma estratégia de especialização inteligente em agronegócio.

1.2) Rede de Sensores Inteligentes para o Monitoramento de Sistemas de Irrigação por Pivô Central

A Região Noroeste do Rio Grande do Sul e Missões possuem economia fortemente ligada às atividades relacionadas ao agronegócio, com destaque para a soja, milho e trigo. Dentro desta perspectiva, com o constante aumento nos custos de produção, a busca permanente pelo aumento da eficiência das atividades agrícolas (redução de erros e desperdícios) é sempre de grande relevância nas discussões regionais.  

Entre a ampla gama de atividades agrícolas, o uso racional da água, de energia elétrica e de diesel nos pivôs de irrigação da região, vieram à tona após a sequência de estiagens nos dois últimos anos. Este gerenciamento da água vem sendo tratado como algo fundamental para a segurança da produção, tendo em vista a inconstância das chuvas em determinados períodos do ano. Buscando segurança e maior teto produtivo das lavouras, sistemas de irrigação têm sido adotados em larga escala em todo território brasileiro. 

O objetivo desse projeto é implementar uma rede de sensores de umidade do solo, e por meio de uma plataforma, tornar a região noroeste e missões? do Estado do Rio Grande do Sul, referência Latino Americana na eficiência do uso da água em pivôs de irrigação.  

O projeto visa a distribuição de 1 sensor a cada dois ou três municípios da região, beneficiando diretamente 27 produtores rurais. Com essa rede de sensores, será desenvolvida uma plataforma digital pública, que possibilitará processar e apresentar todas as informações da rede inteligente. 

 Esse material estará disponível, para auxiliar na tomada de decisões de produtores, consultores e da sociedade civil que não foram diretamente beneficiados com a instalação dos sensores. Além dos dados da rede de sensores, outras fontes de dados serão integradas ao sistema, dando início a um rede colaborativa com informações em tempo real com detalhes e informações da região.  

A integração dessas informações em uma plataforma permitirá a geração de mapas temáticos diários, com as condições agrometeorológicas, a duração dos estresses e até mesmo estimativas da redução das produtividades.? 

Com a implantação de uma rede de sensores de umidade do solo, haverá a utilização racional da água. Estima-se que ao evitarmos apenas duas irrigações (10 milímetros cada) por ano, considerando 27 produtores, com 1 pivô de irrigação de 80 hectares cada, estaremos deixando de desperdiçar 432 milhões de litros de água, na região Noroeste e Missões do estado.  

Além dos benefícios elencados, os produtores, entidades, organizações, governo e a ICTs terão acesso à plataforma com os dados relativos a esta rede de sensores e outros dados relevantes sobre clima. Estas informações serão base para a tomada de decisão destes atores e podem também ajudar no processo de construção de políticas públicas que tenham por objetivo fomentar o uso racional da água no campo.

2) Eletrometalmecânico

Estruturação da demanda e oferta de serviços de suporte à Inovação na cadeia da indústria eletrometalmecânica da região Noroeste e Missões do RS.

A região possui um número expressivo de indústrias e trabalhadores no setor eletrometalmecânico, todavia, boa parte tem notórias dificuldades para inovar e agregar valor a sua produção. O número de empresas com certificação ISO vem crescendo, mas ainda insuficiente para aproveitar as oportunidades da própria cadeia regional, onde duas grandes montadoras multinacionais estão instaladas.  

Também é crescente a oferta de produtos finais ao consumidor, porém com muitos produtos semelhantes, que concorrem entre si, enquanto muitas outras demandas do consumidor final não são atendidas. Existem serviços de apoio à inovação, como escritórios de projetos, consultorias, e laboratórios de testes, análises e ensaios, porém, grande parte não possui certificação, e não estão conectados com as indústrias do setor.? 

As indústrias do setor eletrometalmecânico serão as principais beneficiadas , tendo que suas necessidades para aceleração identificadas e mapeadas, bem como os prestadores de serviços de apoio a inovação de produtos e processos para o setor. Todos estarão conectados através de uma plataforma de busca e oferta de serviços de projetos, pesquisas, análises, testes, ensaios.? 

? Os resultados esperados são o aumento do número de indústrias da região com certificações ISO e credenciamento em canais de vendas de mais atração de público e maior valor agregado; 

O aumento no número de produtos produzidos na região, credenciados em programas de parcerias com grandes montadoras, assim como o aumento do número de projetos inovadores de produtos e processos da cadeia eletrometalmecânico, lançados ao mercado, a partir das empresas instaladas na região Noroeste Missões do RS; 

E ainda a redução das quebras, panes e desgaste de produtos em campo, por falhas em processos de soldagem, tratamento de superfícies, materiais inadequados, dentre outros.? 

O projeto potencializará as vantagens competitivas das empresas da cadeia eletrometalmecânica da região, oportunizando pesquisas, projetos, e a qualificação de produtos e processos, permitindo agregar valor, reduzir custos de assistência técnica, aumento das garantias e qualificação dos serviços de pós vendas. 

Ao término do projeto espera-se entender claramente e ter encaminhado soluções para alguns dos principais gargalos para inovação em processos e produtos das indústrias do setor eletrometalmecânico da região Noroeste e Missões. Alinhar informações e necessidades das indústrias, com estruturas existentes e a serem desenvolvidas pelas ICTs, parceiros e demais atores que podem oferecer suporte adequado para inovação de processos e produtos do setor, é uma das formas de solucionar o problema e aumentar o nível de inovação e agregação de valor na região. 

3) Geração de Energia

Produção de biogás e sua utilização em geração distribuída no conceito de Smart Grids: perspectivas e desafios para a região Noroeste e Missões do RS

O projeto objetiva promover o domínio local (ecossistema Noroeste e Missões do RS) das cadeias associadas à geração distribuída de energia renovável e ao gerenciamento inteligente de energia, além de impulsionar a implementação destes sistemas na região, com especial atenção para as fontes solar fotovoltaica, hídrica e biomassa (biogás). 

Para tanto, o projeto se propõe ao desenvolvimento de uma unidade de referência tecnológica com geração híbrida de energia (solar e biogás) através do estabelecimento de  mecanismos de parcerias entre entidades da quádrupla hélice, assim como o desenvolvimento de um roadmap para a cadeia do biogás. 

Dessa forma o projeto tem como objetivo apoiar no planejamento integrado de mercado, produtos e tecnologias inerentes a cadeia do biogás e construir uma agenda comum entre governo, empresas, sociedade, academia e institutos de pesquisa, relacionando pontos em comum e gargalos técnicos e/ou institucionais, através do mapeamento dos ativos tecnológicos no Estado do Rio Grande do Sul com especial atenção a região Noroeste e Missões, identificando as competências dos agentes e barreiras à serem vencidas para 

consolidação do biogás, através de ações promoção de ações integradoras, debates e de transferência de conhecimento e informações entre os agentes envolvidos com a cadeia do biogás. 

Esta proposta vai ao encontro da visão regional de ser referência em geração de energia, uma vez que se quer não só o incremento da geração de energia na região, mas também possibilitar a articulação de um ecossistema que dê conta de prover (e promover) o desenvolvimento sustentável deste setor (portanto, considerando os aspectos econômico, social e ambiental), com ações estruturantes associadas a ações multiplicadoras.

Inova RS